O cenário no Centro de Campo Grande mudou, nesta terça-feira (27), após ação da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana). Os vendedores ambulantes, que até ontem (26) ocupavam calçadas de ruas movimentadas como a 14 de Julho, Barão do Rio Branco e Dom Aquino, desocuparam a região. Eles foram notificados pela prefeitura e, caso continuassem comercializando produtos no local teriam mercadorias apreendidas, além de multas.
A medida foi aprovada por quem trabalha na região. “Para o comércio melhorou, realmente acontecia deles tomarem os clientes da loja e o movimento realmente estava fraco. A tendência agora é ir melhorando, hoje mesmo veio uma cliente que comprava com eles e voltou a comprar da gente”, revelou a comerciante Simone Nunes.
Na Rua 14 de Julho, quadras entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Cândido Mariano estavam totalmente liberadas para o pedestre, na manhã de hoje. Equipes da Semadur, inclusive, percorrem o local na tentativa de flagrar ambulantes que encistam em montar barracas de venda na região ou que não tenham sido avisados.
Quem anda a pé pelo Centro, também sentiu diferença, mesmo a medida dividindo opiniões. “Percebi que eles não estão mais e realmente fica melhor para circulação. Por outro lado, eu fico triste porque, querendo ou não, era o ganha pão deles”, destaca a operadora de caixa Danielle Pelegrini, de 25 anos.
De acordo com a Semadur, ao menos um vendedor ambulante teve mercadorias apreendidas após se recusar a tirar os produtos; homem já havia sido notificado
Ação – Nesta segunda-feira (26), equipes da prefeitura percorreram ruas do Centro notificando os ambulantes para a conduta irregular. O aviso educativo informava que, a partir de hoje, vendedores ambulantes podem ser multados e ter mercadorias apreendidas. Apenas vendedores de pipoca e churros, permanecerão na área central.
Fonte: Campo Grande News
Foto:Marina Pacheco/Campo Grande News