Com a proximidade do Natal e do Réveillon, historicamente as pessoas começam a se organizar para fazer pequenos ajustes, reparos em casa e consequentemente compras – sejam em lojas físicas ou por meio do comércio eletrônico.
É nesse cenário que as lojas devem estar preparadas para uma produção acelerada e, consequentemente, aumento de vendas. Pensando nisso, Thiago Sarraf, consultor e fundador do Dr. e-commerce, selecionou algumas dicas importantes para ter boas vendas durante o final de ano. Confira:
1. Oportunidades imperdíveis
Datas comemorativas não são apenas sobre dar os maiores descontos, mas sim, criar as melhores oportunidades de vendas. Descontos atraem atenção dos clientes, ainda mais de novos compradores que se interessam pelas promoções. Porém, muitas vezes, um frete grátis, melhores condições de pagamento ou mesmo brindes são o que convencem os consumidores a comprarem em sua loja.
2. Prepare sua equipe
Fazendo projeções para um significativo aumento nas vendas, é mais do que normal esperar que o movimento da sua loja aumente. E sua equipe também tem que estar preparada para isso. Seja no atendimento, na expedição de pedidos ou na resolução de problemas. Quantas reclamações não vimos durante a Black Friday de lojas despreparadas e equipes não treinadas para a data de descontos. Seja você o fornecedor ou o e-commerce, é importante saber contornar problemas e resolvê-los da melhor forma possível.
3. Dicas de presentes
A maior dúvida dos consumidores é “o que dar de presente?” e porque não ajudá-lo com isso? Use a descrição de produtos ou as redes sociais da sua loja para dar dicas de presentes para os consumidores. Que tal fazer posts diferentes dando sugestões e dicas? Mas, cuidado para não fazer puramente propaganda dos seus produtos. Dê dicas úteis e mostre que seu produto é um ótimo presente.
5. Promoções
Aproveite o Natal para investir em promoções também. Combos “compre um, leve dois” ou descontos acumulativos são bem-vindos. O que fizer mais sentido para a sua loja e situação. O Natal é uma época que os brasileiros estão mais dispostos a comprar e gastar, por isso é preciso que você instigue-os a comprar seus produtos, fazendo boas promoções e ofertas.
6. Capriche nas entregas
A experiência do usuário é um dos fatores mais significativos para o e-commerce, em especial, as entregas, uma vez que é a única experiência física do consumidor com a sua loja. Capriche nas embalagens e envie presentinhos e mimos para simbolizar que a loja também se importa com seus clientes e está em clima natalino. Pode parecer bobagem, mas pode ter certeza que o seu pacote bonito ou aquele brinde que você enviou fará com que o consumidor lembre-se do seu e-commerce primeiro na hora de fazer outra compra.
7. Crie campanhas emotivas
O Natal é uma data emocional, fortemente ligado ao amor e à esperança. Por isso, que tal apelar para essas emoções na hora de planejar a suas campanhas de marketing? É tempo de reunir família e amigos, presentear e ganhar presentes. Não tenha medo de investir em campanhas emotivas que instiguem as vendas.
8. Planejamento é tudo
As vendas em datas comemorativas são muito mais do que simplesmente abaixar os preços, oferecer promoções e deixar vender. O sucesso de uma data comemorativa grande como o Natal é decidido pelo planejamento feito com meses de antecedência. Seja na estocagem de produtos, nas ofertas oferecidas de acordo com seu público e na comunicação das campanhas de marketing que você empregou. Assim você consegue ter uma noção da quantidade de vendas que estão por vir, além de evitar possíveis problemas e dores de cabeça. Além de poder desfrutar das semanas de vendas que antecedem a data em si.
9. Entregas rápidas
Ótimo para pegar os desprevenidos de plantão, as entregas rápidas são os grandes salvadores dos desesperados que se esqueceram de comprar presentes e não querem enfrentar o empurra empurra e filas enormes em lojas físicas. Esse tipo de consumidor está até disposto a pagar a mais pela entrega rápida, por isso vale a pena fechar parcerias com pequenas transportadoras e até motoboys para realizar as entregas. É fundamental deixar o prazo de entrega bem claro e informar os clientes em caso de problemas. Mas uma coisa é certa: garantir a entrega em cima dá hora pode te conseguir algumas vendas extras.
10. Diferencie-se
Com inúmeras lojas concorrentes, é fundamental sua loja se diferenciar e se destacar das demais. Crie promoções, estratégias de comunicação, entregas rápidas, pagamentos, qualquer coisa que faça sua marca ser mais interessante para o seu público alvo. Crie discursos envolventes, mude a apresentação – pense no que pode tornar seu e-commerce único ao ser comparado com a concorrência.
Fonte: Consumidor Moderno