As comemorações do Dia dos Namorados em Campo Grande não sofreram só os impactos negativos financeiros por conta do coronavírus. Pesquisa de intenção de compras para o período, realizada em conjunto pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio (IPF MS) e Sebrae MS, mostra que 34% dos campo-grandenses não estão namorando este ano, um aumento de 7 p.p. em relação ao ano anterior. Resultado: a expectativa é de que a data movimente R$ 31,48 milhões, 37% a menos que em 2019. Gastos com presentes representam R$ 17,68 milhões (menos 40% ) e com comemorações, R$ 13,81 (menos 33%).
“Também simulamos um cenário pós-pandemia e encontramos resultados parecidos: gastos em torno de R$ 30,79 milhões (uma queda de 38% em relação ao ano passado), sendo que as vendas de presentes significariam R$ 14,33 milhões ( menos 41%) e as comemorações, R$ 13,46 milhões (menos 35%)”, explica a economista Daniela Dias. “Ou seja, o comportamento do consumidor está muito parecido; o que nos leva a acreditar que mesmo no pós pandemia, haverá a necessidade de reconquistar os consumidores, que ainda terão um grau de insegurança significativo acerca do próprio coronavírus e da recuperação econômica do país, por isso o empresário precisa observar as mudanças de comportamento dos consumidores e apostar em novas abordagens”.
Outro aspecto que chamou atenção, segundo Daniela, é o fato de que 39% dos entrevistados responderem que vão aderir às compras pela internet, um aumento de 21 p.p., na comparação a 2019, quando, foi registrado 18% das preferências.
A pesquisa – Roupas (24%), calçados (19%) e cestas café-da-manhã, chocolates ou flores (19%) foram os itens mais lembrados pelos enamorados. A entrega do presente será da forma tradicional: presencialmente, é o que garantiu 90% dos entrevistados e as lojas físicas, mesmo que a distância, serão a escolha da maioria, 56%.
Mesmo que 39% indiquem que a forma de atendimento é decisiva na hora de efetivar a compra, 20% dos consumidores dizem que as medidas sanitárias adotadas pelo lojista também serão observadas. Para a analista do Sebrae/MS, Vanessa Schmidt, a sugestão é que a pré-venda já inicie de forma on-line, seja nas redes sociais ou outros canais da empresa, como whattsApp, e que o comerciante disponibilize horário marcado para o atendimento, de modo a evitar a aglomeração. É a experiência – o que eu vou oferecer de diferente ? – que poderá atrair a clientela”.
O presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo lembra que os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumido (Peic), divulgados na semana passada, apontam que o número de famílias campo-grandenses endividadas teve uma ligeira alta: 58,4% em maio, e o percentual de famílias que não terão condições de pagar as contas aumentou para 10,1%. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “O consumo está ocorrendo de forma cautelosa pois muitas famílias perderam total ou parcialmente suas rendas e estão inseguras quanto ao futuro. Estar atento ao movimento comportamental de mercado, aos indicadores econômicos e ao gosto do público pode fazer a diferença para aqueles que vão ter boas vendas durante a pandemia”.
A pesquisa foi realizada entre 4 e 18 de maio, por telefone
Confira a pesquisa Dia dos namorados 2020 – Campo Grande.