Consumidores mais precavidos com as finanças, mas ainda com vontade de celebrar a data festiva. É um dos pontos que a pesquisa de intenção de compras para a Páscoa em Campo Grande detectou em 2024. Conforme o levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF MS) e o Sebrae (MS), observou-se uma redução de 11% na movimentação econômica em comparação ao mesmo período do ano anterior. Serão injetados R$ 84,24 milhões entre a compra de ovos de chocolate e derivados, além das comemorações. A diminuição é atribuída a questões financeiras, conforme apontado por 31% dos entrevistados.
“Apesar da redução na intenção de compra, mais da metade dos entrevistados afirma que adquirirá ovos o similares (57,81%) e vão comemorar a data 54,17% dos entrevistados, optando por celebrar em família (93,75%)”, explica o presidente do Sindivarejo Campo Grande e da Fecomércio MS, Edison Araújo. “Isso confirma a tradição de ser uma festa mais familiar e íntima”.
Para o empresário, é crucial ressaltar algumas características que determinarão a compra. 83,33% optarão pela aquisição em loja física, sendo que o ovo de Páscoa é a preferência de 65,77% dos consumidores, seguido por caixas de bombons (23,87%) e ovos de chocolate caseiros, indicados por igual percentual de entrevistados. “Pagamento à vista (78,39%) será o diferencial, segundo os entrevistados. Na compra do chocolate/ovo, 54% considerarão o recheio. E como 61,03% afirmam que realizarão pesquisa, é o momento de o empresário reavaliar a estratégia de venda, dialogar com seus clientes e investir na propaganda de seus produtos. A compra nos bairros será a opção de 55% dos pesquisados”, relata a economista do IPF, Regiane Dedé de Oliveira. Filhos (57%) e cônjuges (21%) serão os principais presenteados.
A pesquisa também apontou que, para a comemoração, não pode faltar o peixe na mesa. “70,19% afirmam que comprarão peixes. O pacu é a preferência de 42,79%, seguido do pintado (30,29%). Doces (33,65%) e carne para churrasco (27,88%) também integram o cardápio sul-mato-grossense, representando uma oportunidade para o comércio atrair e fidelizar novos clientes”, sugere a economista.
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de fevereiro a 03 de março e tem intervalo de confiança de 95%.