Conheça os 4 passos para tornar o ambiente de trabalho mais leve

Conheça os 4 passos para tornar o ambiente de trabalho mais leve

boa convivência no ambiente de trabalho é um dos principais fatores para fortalecer as relações profissionais entre colaboradores e lideranças, além de impactar positivamente na produtividade de uma empresa.

De acordo com estudo realizado pela marca de benefícios corporativos Ticket, os locais de trabalho considerados leves e saudáveis retêm mais profissionais do que os ambientes tóxicos, que afetam negativamente a convivência, a produção e a saúde mental dos colaboradores.

Ações simples de comunicação até a devida valorização dos profissionais são algumas medidas que podem fazer a diferença na criação de um espaço de trabalho em que todos convivem em harmonia.

Pensando nisso, a especialista em Inteligência Emocional, Felicidade e Bom Humor nas empresas e fundadora da HumorLab, ‘Maryana com Y’, listou quatro dicas para criar um ambiente mais leve nas empresas. São elas:

1) Reconhecimento e valorização

O reconhecimento e a valorização são pilares importantes na construção de um ambiente de trabalho mais descontraído. De acordo com a humorologista, o ato de recompensar, elogiar e ofertar chances de crescimento, pode fazer os trabalhadores se sentirem mais felizes e reconhecidos.

2) Eficácia na comunicação

Uma comunicação eficaz é aquela clara e, principalmente, aberta ao diálogo. No ambiente de trabalho, envolve contatos que valorizam o respeito e fazem a liderança escutar abertamente o funcionário, e pode contribuir para a construção de um ambiente saudável.

“Existem mil maneiras de se comunicar com a mesma frase. Um simples bom dia com um sorriso é diferente de um bom dia de uma pessoa mal-humorada”, afirma.

3) Proatividade dos líderes

A ação ativa das chefias, por meio de interações descontraídas e com suporte aos colaboradores, pode estimular outros colegas no espaço de trabalho a fazerem o mesmo, contribuindo assim para relações mais saudáveis no meio corporativo.

4) Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Toda pessoa tem problemas pessoais, que podem se agravar de acordo com fatores externos ou até mesmo com acontecimentos na própria empresa. Quando as necessidades dos empregados são ignoradas, as dificuldades de conciliação do trabalho com a vida pessoal aumentam.

Para mitigar o problema, as lideranças devem pensar em medidas que sirvam como uma rede de apoio aos trabalhadores.

“Precisamos desmistificar que as empresas precisam fazer mudanças imensas. Não, as empresas e colaboradores podem, juntos e com atitudes simples, deixar o local mais leve, mais acolhedor e estimulador”diz a especialista.

Fonte: Diário do Comércio

Imagem: Adobe Stock

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