Campo Grande ocupa o 13º lugar no ranking das capitais brasileiras do ITGP (Índice de Transparência e Governança Pública) da Transparência Internacional. O estudo divulgado nesta terça-feira (16) mostrou que a Capital está com nota 54,2 no levantamento que levou em consideração: Legislações, Plataformas, Administrativo e governança, Obras públicas, Transparência financeira e orçamentária, e Comunicação, engajamento e participação.
Isso é considerado regular em relação as demais. Apenas Vitória (ES) atingiu média ótima e outras cinco sedes das federações conseguiram a classificação bom. Confira a tabela abaixo.
Conforme o estudo, em anos eleitorais a preocupação com a transparência deve ser maior para que gastos com obras públicas e ‘emendas pix’ não sejam vistas como risco de corrupção. A medida pode interferir no resultado das urnas.
Campo Grande ainda ganhou destaque ao divulgar estudos e seus respectivos relatórios que descrevem os impactos esperados pelas obras públicas. A Capital ficou em terceiro lugar de transparência neste quesito, por apresentar EIA (Estudo de Impacto Ambiental), RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) e o EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança).
Fonte: CGNEWS