Comerciantes estão mais cautelosos, aponta pesquisa da CNC

A confiança dos comerciantes campo-grandenses registrou queda em agosto, de acordo com o (ICEC) Índice de Confiança do Empresário do Comércio, divulgado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio). Está em 104 pontos, enquanto que – em julho – era 106,6. Esta marca a segunda retração consecutiva.

Esse índice vai de encontro ao indicador nacional, que registra108,7 pontos em agosto, representando uma queda de 1,5% em relação a julho.

Em Campo Grande, para 30,1% dos entrevistados, as condições atuais da economia “pioraram um pouco e, 42% afirmam que “pioraram muito”. A afirmação está entre os que têm mais de 50 funcionários.

A economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS), Regiane Dedé de Oliveira, explica que a retração pode ser atribuída à queda de 1% do comércio ampliado em junho, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As indefinições relacionadas ao futuro da taxa Selic, à inflação e às contas públicas também pressionam as expectativas.

A pesquisa traz pontos favoráveis, importantes para entender o dinamismo do segmento.  “Os indicadores “Expectativa para a economia” e “Expectativa para o comércio” mostram as tendências do que vêm pela frente e, nesse quesito, o empresário está otimista, respectivamente, registrando 59,9% e 74,9% das respostas. Empresário otimista representa uma economia também positiva”.

Confira a pesquisa na íntegra: icec agosto