Do setor privado ao público, MS Competitivo celebra 20 anos de contribuições para a excelência na gestão

Do setor privado ao público, MS Competitivo celebra 20 anos de contribuições para a excelência na gestão

O Instituto MS Competitivo comemorou nesta quinta-feira, 21, duas décadas de dedicação à promoção da excelência e competitividade no Estado. A cerimônia foi marcada pelo reconhecimento das organizações que se destacaram no Prêmio Qualidade da Gestão Mato Grosso do Sul (PQG MS) 2024 e pela homenagem a personalidades que contribuíram para o fortalecimento do Movimento. O evento contou com o apoio do Sindivarejo Campo Grande.

“O Instituto MS Competitivo, completando 20 anos, está coroado de sucesso, de realizações no sentido de levar para as entidades corporativas e para o mercado empresarial atitudes que refletem a elevação e o desenvolvimento dos seus negócios, por meio de uma gestão de qualidade que envolve transparência, compliance. Enfim, é um modelo que traz desenvolvimento para o Estado, melhora a competitividade e quem ganha com isso é a economia do Estado, a sociedade como um todo”, destacou Daniel Amado Felicio, vice-presidente da Fecomércio MS. Ele também enfatizou a importância do trabalho do presidente Edison Araújo, à frente do Instituto desde 2011, mencionando-o carinhosamente como “embaixador da cultura da gestão”. “O trabalho sério, consistente e a dedicação que ele sempre teve com esse Instituto é admirável”, acrescentou.

Claudio George Mendonça, diretor do Sebrae e vice-presidente do Instituto MS Competitivo, afirmou que a entidade auxilia aqueles que buscam melhorar a gestão. “O MS Competitivo oferece caminhos para todos aqueles que buscam o modelo para melhorar a sua gestão, com um plano de desenvolvimento e um plano de futuro bem definidos. Todas as organizações que participam do movimento devem servir de exemplo, tanto no setor privado quanto público, a fazer a diferença na gestão, sempre incluindo pessoas, todos os seus colaboradores, para que possamos ter realmente um propósito”, declarou.

Premiações – O evento foi uma celebração dos resultados alcançados ao longo dos anos e uma oportunidade para fortalecer ainda mais o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria contínua na gestão no estado de Mato Grosso do Sul.

Na categoria Rumo à Excelência, o troféu ouro foi entregue à Energisa MS. “Esse prêmio coroa nossos 10 anos em Mato Grosso do Sul. O programa reflete a preocupação que temos com a qualidade da nossa gestão. Nossa atividade envolve muitos procedimentos de risco, a robustez e qualidade desses procedimentos têm de estar muito bem definidos”, diz Paulo Roberto dos Santos, diretor-presidente da Energisa MS, companhia que pelo segundo ano consecutivo recebe o prêmio máximo. Ele enfatiza, ainda, a importância de ter um time bem preparado para monitorar os procedimentos e resultados, e que as trocas de experiências durante os processos de avaliação também são valiosas. “Aprendemos e também pudemos ensinar muito. Uma troca de aprendizados, precisamos crescer juntos”. Em seguida, o Senac MS levou o troféu prata e a Fecomércio MS, o bronze.

Na categoria “Primeiros passos para a Excelência”, a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) foi uma das organizações que recebeu a placa de reconhecimento. O secretário, Jaime Verruck, falou sobre a importância do setor público participar do MS Competitivo. “O setor público entende que tem de melhorar sua gestão para melhor atender a sociedade. Quero cumprimentar o MS Competitivo que ao longo de seus 20 anos tem gerado resultados para as empresas e para a sociedade”. A placa de reconhecimento também foi entregue à Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

Ao todo, a cerimônia reconheceu 12 organizações participantes, três com o PQG-MS 2024 (Ouro, Prata e Bronze), duas com o reconhecimento Primeiros Passos, uma com o certificado de avaliação, a Fundação de Assistência à Pessoa Humana – Funasph, que passou pelo processo de avaliação simplificada da gestão do MS Competitivo, e outras seis em parceria com a UFMS, no Projeto de Extensão “Tecnologias de Processos Gerenciais para Indivíduos e Organizações”, ciclo 2024. Uma parceria entre a Escola de Administração e Negócios da UFMS e o MS Competitivo.

O projeto teve sua primeira edição implementada em 2023 e atualmente está finalizando o seu segundo ciclo, totalizando a participação de 13 organizações privadas e do terceiro setor, e contou com a participação de mais de 120 alunos do curso superior em Tecnologia de Processos Gerenciais da ESAN/UFMS.

Deixe um comentário