A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Campo Grande apresentou uma pequena redução neste mês de fevereiro em relação ao mês passado. Está em 104,5 pontos, em janeiro eram 104,9. O índice foi divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Dos sete indicadores apurados, quatro apresentaram índices mensais negativos, sendo que o “momento para duráveis” foi o que apresentou maior queda (-3,3%). Para a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF/MS), Regiane Dedé, esse movimento da economia não surpreende já que, nos primeiros meses do ano, os consumidores estão com outros compromissos. “São dois meses onde há obrigações para boa parte das famílias, como impostos e despesas com educação, além de ainda estar recuperando gastos de fim de ano, viagens. É um momento em que todos têm mais cautela”, diz.
Entre os indicadores positivos, destaca-se o que mostra o nível de segurança nos empregos: 41,9% sentem-se mais seguros que no mesmo período do ano passado. Com relação à perspectiva profissional, 53,3% também dizem estar com mais expectativas positivas que em fevereiro de 2024.
Pesquisa – A coleta dos dados é realizada sempre nos últimos dez dias do mês imediatamente anterior ao da divulgação da pesquisa. Assim, os dados do ICF de fevereiro foram coletados nos últimos dez dias do mês de janeiro.
O ICF trata-se de um indicador antecedente do consumo, a partir do ponto de vista dos consumidores e não por uso de modelos econométricos, tornando-o uma ferramenta poderosa para a própria política econômica, para as atividades produtivas, para consultorias e instituições financeiras.
Confira a pesquisa na íntegra: icf_fevereiro