Fecomércio MS: 45 anos de defesa e inovação no setor comercial sul-mato-grossense

Fundada em 1979, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio MS) completa 45 anos de história com um legado de luta e conquistas em prol do desenvolvimento do setor comercial no estado. Sob a liderança do presidente Edison Araújo, a entidade se consolidou como uma das principais vozes do empresariado sul-mato-grossense, atuando de forma incisiva na defesa dos interesses de seus representados, os sindicatos empresariais ligados ao comércio de bens, de serviços e do turismo. O Sindivarejo Campo Grande é um dos sindicatos representados e a presidência atual é, também, do empresário Edison Araújo.

Primeiros passos – Nascido em um contexto de transformações econômicas e sociais, a Fecomércio MS enfrentou desafios significativos em seus primeiros anos. A entidade atuou de forma incansável para consolidar sua representação junto aos poderes públicos e estabelecer parcerias estratégicas com outras instituições.

Ao longo das décadas, a Federação ampliou sua base de representados, passando de cinco sindicatos fundadores para um total de 21. A entidade também diversificou suas atividades, oferecendo aos empresários uma gama cada vez mais completa de serviços e benefícios, como consultoria jurídica, pesquisas de mercado e produtos que atendam a demanda dos setores.

“A expansão da base sindical da Fecomércio MS foi um processo gradual e desafiador. A entidade precisou adaptar seus estatutos e regulamentos para atender às demandas dos novos sindicatos, além de investir em infraestrutura e recursos humanos para oferecer serviços de qualidade a todos os seus representados”, afirma o presidente Edison Araújo, à frente da instituição desde 2010. Ele explica que, os benefícios da filiação sindical junto à Federação são inúmeros, “como o acesso a um amplo leque de serviços, o fortalecimento da representação do setor e a possibilidade de participar de debates e decisões que impactam diretamente o dia a dia dos empresários”.

Defesa dos interesses setoriais– De acordo com Edison Araújo, a entidade participou ativamente da elaboração de leis e regulamentações que impactam no dia a dia dos empresários. A Fecomércio também se destacou na defesa e na busca por um ambiente de negócios mais justo e competitivo para todos do segmento do comércio.

Para acompanhar as constantes mudanças do mercado, a Federação investe em inovação e modernização. A entidade possui um site completo com informações sobre legislação, convenções coletivas e serviços. Além disso, realiza pesquisas de mercado para subsidiar a tomada de decisão dos seus representados, contribuindo para o desenvolvimento do setor.

Impacto social – A instituição também tem um papel importante no fomento do desenvolvimento local tanto do empresariado quanto dos seus colaboradores, com a promoção e apoio a diversos projetos sociais, culturais, de lazer, saúde e educação por meio do Sesc MS e, com o Senac MS, oferece serviços de educação profissional, consultoria empresarial, atendimento personalizado para empresários.

Desafios e perspectivas – Apesar dos inúmeros desafios enfrentados ao longo de sua história, a Fecomércio MS se mostra otimista em relação ao futuro. A entidade continuará trabalhando para fortalecer o setor comercial, promover a inovação e contribuir para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul. “Com quase um milhão de habitantes, nosso desafio é atender a esse novo cenário que traz demandas empresariais, de negócios e, claro, um outro perfil de consumidores. Estar à frente significa se atentar para garantir oportunidades justas para os empresários que aqui se estabelecem, proporcionar um ambiente de negócios favorável e promissor e, ainda, atuar na defesa dos interesses da categoria”, enfatiza Edison. “Não podemos ficar alheios ao que move tudo isso: os colaboradores e suas famílias. Por isso, o braço social da Federação, o Sesc MS, e o de qualificação profissional, o Senac, atuam para atender a todos nas áreas que cada um atua. Afinal, sabemos que, para crescer, é preciso dar as mãos e seguir firmes no propósito, a fim de garantir um Estado mais desenvolvido”.