Entre os principais setores que movem a economia dos países em todo o mundo, o varejo é sem dúvida o mais dinâmico. Por focar em um público extremamente antenado e com demandas bastante específicas, o cliente final, as empresas de varejo têm de se reinventar constantemente para garantir a satisfação dos consumidores, ao mesmo tempo em que precisam assegurar a continuidade aos negócios.
No Big Show NRF Retail 2019, evento focado em varejo do mundo, realizado todos os anos em Nova Iorque (EUA), foram apresentadas diversas tendências que devem guiar as empresas varejistas, em especial na relação Negócios, Consumidores e Inovação.
Elenco aqui alguns dos principais pontos destacados no evento, que devem ter grande impacto no varejo:
1. A loja física não morreu: E está com força total para ajudar as empresas a reforçarem seus market shares. A mudança está no formato. No evento, a estratégia que grandes varejistas, como exemplos do Carrefour e do Wallmart, têm adotado, de pequenas lojas de bairro cheias de tecnologia, como reconhecimento fácil, pagamentos remotos (NFC – Near Field Communication), uso de predições analíticas (Analytics) etc., tem se mostrado eficiente, tanto para vendas diretas como para servirem de vitrine para o e-Commerce.
2. Mais tecnologia e lojas sem filas: A tecnologia de pagamento remoto Near Field Communication (NFC) foi um dos grandes destaques do NFR, por mudar a realidade das compras ao eliminar as filas de caixa. Gigantes do varejo, com a Amazon, já estão investindo para popularizar o NFC e torná-lo mais eficiente. Outros recursos, como bots de atendimento e uso de dados, também estão ganhando o mercado, a fim de agilizar os processos de vendas, refletindo em mais comodidade para os consumidores. Afinal de contas, time is Money!
3. O todo-poderoso Omnichannel: Seja nas redes sociais, por e-mail ou telefone, os consumidores querem ser ouvidos e exigem respostas rápidas e assertivas. No meio desse turbilhão, as empresas varejistas têm de se virar para atenderem todas as demandas em tempo hábil, e as tecnologias, como o Costumer Relationship Management), estão se tornando essenciais para dar conta dos atendimentos nas mais diversas plataformas.
4. Serviço padrão, atendimento exclusivo: Não é novidade que o cliente deseja se sentir único, especial e desejado. O desafio é garantir que toda forma de atendimento cumpra esses requisitos. No NRF 2019, a experiência do consumidor na era da Transformação Digital foi amplamente discutida, e ficou claro que as novas tecnologias, como Big Data e Analytics, somadas a softwares de reconhecimento facial e de CRM, terão papel importante para tornar o consumidor o centro das atenções.
Mas antes de sair investindo nas últimas novidades para varejo, é preciso planejar e instruir muito bem os colaboradores e fornecedores em relação à utilização desses recursos. De outra forma, serão apenas mais um gasto, ou pior, um risco para os negócios, já que quando mal aplicadas, as novas tecnologias podem criar brechas de segurança capazes de expor dados dos clientes, da empresa e até dos colaboradores, por exemplo.
Diante desse cenário, o mais indicado é contar com um parceiro que tenha expertise para ajudar na transformação do seu negócio. Não perca mais tempo, e corra em direção ao futuro.
*Alvaro Farana é presidente da STAR IT
Fonte: Computer World