Planurb inicia junho verde com ação na 14 de julho

Planurb inicia junho verde com ação na 14 de julho

Com a missão de conscientizar a população para a adoção de práticas sustentáveis em prol do meio ambiente, uma equipe da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento (Planurb) estará abordando neste sábado, 1º de Junho, a partir das 8 e meia da manhã, os comerciantes e pedestres que estiverem na Rua 14 de Julho, área central da cidade. A ação faz parte do lançamento do Junho Verde, previsto na lei municipal nº 5.812, de 20 de junho de 2017.

Perspectiva 06“A requalificação da Rua 14 de Julho é uma das obras mais esperadas de Campo Grande. Sabendo dos benefícios socioambientais que a obra gerará ao Município e escolhemos a Rua 14 de Julho para realizar o lançamento do Junho Verde, um mês dedicado para a conscientização e sensibilização às questões ambientais. Acreditamos que os lojistas estarão conosco nessas ações”, destaca Vinícius Zanardo, do Setor de Educação Ambiental da Planurb. Além da abordagem, a equipe vai apresentar a programação do Junho Verde e tirar dúvidas sobre dicas sustentáveis.

O projeto de paisagismo da Rua 14 de Julho foi desenvolvido pela arquiteta e urbanista Maria Teresa Corrêa. As árvores especificadas não possuem raízes agressivas, justamente para que não se tenha problemas com a infraestrutura. O programa Reviva Campo Grande prevê o plantio de 180 árvores de várias espécies, sendo algumas nativas do cerrado brasileiro, como Ipês, por exemplo. Os exemplares serão distribuídos ao longo da Rua 14 de Julho, garantindo beleza, bem estar e sombreamento. O plantio está previsto para iniciar em agosto, após a retirada dos postes.

“Após o paisagismo concluído, esperamos que os comerciantes cuidem desse patrimônio que também é deles, é da cidade. O lojista poderá regar as plantas transplantadas e é muito importante que ele não coloque, e nem deixe colocar, pregos ou placas nas árvores, pois danifica o tronco”, alerta Vinícius.

Perspectiva 07A consultora socioambiental do projeto, Juliana Casadei, reforça que a preocupação ambiental após a entrega da requalificação deve ser de todos. “A arborização de uma cidade é benefício para a população em geral e o paisagismo da 14 de Julho recebeu uma atenção tão grande que quem passar por ali terá orgulho do nosso centro”, finaliza.

Roda de Conversa

Continuando o trabalho de Educação Ambiental, na segunda-feira (03), às 15:35 horas, será realizada uma Roda de Conversa sobre o Reviva Campo Grande, abrangendo os impactos das obras de requalificação da Rua 14 de Julho. A proposta é apresentar o projeto aos acadêmicos e comunidade geral, onde serão abordados os aspectos arquitetônicos e históricos do Programa, a evolução da obra e os benefícios socioambientais que a requalificação pretende trazer para a região central.

A Roda de Conversa faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e acontecerá no Campus Campo Grande, que fica na Rua Taquarí, 831, no bairro Santo Antônio. Para fazer a inscrição para a Roda, basta acessar o site http://sistemas.ifms.edu.br/semanadomeioambiente/semanadomeioambiente_2019.

Fonte: PMCG