As vendas do varejo físico brasileiro cresceram 0,5% em maio, segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. O aumento foi registrado depois de quatro quedas consecutivas no ano.
“Essa alta ainda é muito sutil para ser considerada uma melhora significativa no cenário econômico do comércio, mas não deixa de ser positiva, além de recuperar a baixa marcada em abril, de 0,4%”, explica o economista da Serasa Experian Luiz Rabi.
Segundo os dados da Serasa Experian, o setor de “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” apresentou a maior alta, de 2,9%. Em seguida, aparece o segmento de “Veículos, Motos e Peças”, com crescimento de 2,%. A única área do varejo que registrou queda foi a de “Combustíveis e Lubrificantes”, que caiu 0,1%.
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6 mil estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.
As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos de varejo pesquisados.
Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.
Fonte: Mercado e Consumo